Cronograma FIES 2021: Calendário, Modalidades

Através do cronograma FIES 2021 você fica a par de todas as informações importantes que estão relacionadas a esse programa que é capaz de mudar a sua vida. Afinal de contas, como se sabe, o FIES ajuda no sonho de estudar em uma instituição de ensino superior privada pagando aquilo que está de acordo com seu bolso, por isso ele é tão importante. No entanto, há sempre muitas dúvidas relacionadas ao programa, bem como ao seu funcionamento de forma geral. Então, para sanar todas elas, abaixo está tudo que você precisa saber sobre o cronograma FIES 2021 e muito mais. Confira!

Cronograma FIES 2021

Cronograma FIES 2021

Como Funciona o Fies?

O FIES, também chamado de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, é um programa do Ministério da Educação que ajuda a financiar a graduação dos alunos em instituições privadas.

Portanto, o intuito é ajudar e facilitar o acesso das pessoas que não tem condições financeiras para investir na sua formação educacional.

Basicamente, o funcionamento é bem simples, o aluno selecionado conta com a ajuda do Governo Federal para quitar a mensalidade o curso.

Dessa maneira, ao final dele, o aluno deve fazer o pagamento do valor que foi financiado pelo Governo em parcelas todos os meses.

Como Funciona o Fies?

Como Funciona o Fies?

Modalidades do FIES

Hoje o financiamento do FIES conta com 3 principais modalidades, conheça cada uma delas:

  • Modalidade I – tem juros zeros e são 100 mil vagas, sendo destinada para aqueles que tem a renda familiar de até três salários mínimos;
  • Modalidade II – os juros mudam segundo a instituição financeira responsável por fazer o financiamento e são ofertadas 150 mil vagas;
  • Modalidade III – os juros variam de acordo com a instituição financeira e são voltadas para os alunos que tenham a renda familiar de até cinco salário mínimos, a quantidade de vagas é 60 mil.

Cronograma FIES 2021

Conhecer o cronograma FIES é a melhor maneira de você já ir se programando para garantir a sua participação. Assim sendo, quem sabe, você não consegue ter o seu financiamento se transformado em realidade.

A partir disso, você vai estudar em uma instituição de ensino superior privada pagando mensalidades que cabem dentro do seu bolso, uma vez que parte dos custos serão quitados pelo Governo.

Logo, ao final, já formado e atuando, é que você vai começar a realizar o pagamento das parcelas.

Em todo caso, veja abaixo as informações sobre o cronograma FIES 2021:

  • Inscrições – 28 a 31 de julho;
  • Resultado – 4 de agosto;
  • Complemento das informações – 4 a 6 de agosto;
  • Lista de espera – 4 a 31 de agosto.
Cronograma FIES 2021

Cronograma FIES 2021

Inscrição FIES

Agora veja o passo a passo de como se inscrever para o FIES:

  • Entre no site oficial do FIES, basta clicar aqui;
  • Informe os dados que são solicitados, como o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e cadastre uma senha válida;
  • Faça a sua inscrição escolhendo o curso e a instituição.
Inscrição para Novo FIES 2021

Inscrição para Novo FIES 2021

Caso seja pré-selecionado, efetive a sua inscrição no site em até 5 dias corridos. Após isso, valide os dados com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino. Por fim, faça a contratação do financiamento.