Novo FIES 2021: Como Fazer a Inscrição, Aditamento e Ver Resultados?

Para deixar o programa FIES mais beneficente a quem não tem como fazer o pagamento de suas mensalidades na faculdade por conta própria, o NOVO FIES 2021 apresenta a possibilidade de juros zero e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do estudante. Confira os próximos tópicos deste post e saiba com mais detalhes como funcionará o NOVO FIES 2021.

Novo FIES 2021

Novo FIES 2021

O que é o Novo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), mais conhecido como FIES, é um programa do Ministério da Educação (MEC) desenhado para oferecer apoio aos estudantes que estão realizado a sua formação superior num curso que não é gratuito.

De modo a garantir mais transparência, revisões e ajustes foram realizadas no FIES, dando origem ao novo FIES 2021. As melhorias trazidas pela nova versão do financiamento permitem uma melhor gestão do fundo, o que faz com que o próprio programa tenha uma boa sustentabilidade financeira.

Na lista das principais melhorias que foram efetuadas no FIES 2021, se destaca o novo tratamento dos juros e as modalidades diferenciadas – saiba mais sobre isso nos próximos tópicos.


Inscrição para Novo FIES 2021

A inscrição para Novo Fies 2021 é feita por meio da internet. O programa abre esse período no início de cada semestre do aluno letivo, e para fazer a inscrição você precisará de seguir as seguintes etapas:

  • Entre no site oficial do FIES;
  • Informe os dados que são solicitados. Em seguida você receberá um e-mail para validar o seu cadastro – siga as instruções no e-mail;
  • Depois de ter efetuado o cadastro, aguarde pela lista dos candidatos pré-selecionados. Se você estiver nessa lista, terá que confirmar a inscrição dentro de 5 dias indicando os detalhes do financiamento/modalidade que pretende aderir no FIES.
Inscrição para Novo FIES 2021

Inscrição para Novo FIES 2021


Modalidades do Novo FIES 2021

Com o NOVO FIES, o financiamento estudantil passa a ser entregue em apenas duas modalidades. Essa divisão permite que haja maior transparência para os beneficiados do programa e para a sociedade no geral, isso sem falar da facilidade na questão do gerenciamento do próprio FIES. As modalidades FIES são:

  • JUROS ZERO A QUEM NÃO PRECISA – aqui as vagas oferecidas apresentam juros zerados, e somente estudantes que possuem uma renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos é que podem optar pela modalidade. O pagamento do financiamento pelo estudante na modalidade de juros zerados será feito de acordo com o seu rendimento, aliviando assim o lado do estudante.
  • P-FIES – destinada a estudantes que possuem uma renda familiar por pessoa de até 5 salários mínimos, nessa modalidade o fundo de financiamento é proveniente de bancos privados e Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Aditamento FIES

Uma das obrigações do estudante beneficente do FIES, é a realização do aditamento FIES. Nesse processo o estudante passa pela renovação do contrato do financiamento, e isso acontece em cada semestre do ano. A boa notícia é que o aditamento pode ser realizado por meio da internet, para isso basta acessar o portal do SisFies.

Aditamento FIES 2021

Aditamento FIES 2021


Resultado FIES 2021

Depois de ter findado o processo de seleção FIES, é feita logo em seguida a divulgação dos resultados. Para o primeiro semestre/chamada, os resultados costumam a ser liberados no final do mês de fevereiro.