Resultado Fies 2021

O MEC (Ministério da Educação) já divulgou o resultado FIES 2021, e se você quer ter acesso as informações pertinentes do programa de financiamento estudantil é só continuar comigo neste artigo que irei te explicar o que é preciso ser feito para acessar o resultado FIES 2021.

O FIES é um programa do Governo Federal e que está vinculado ao MEC, e através dele milhares de universitários conseguiram (e conseguem) dar continuidade aos seus estudos em instituições de ensino superior, cujos cursos são particulares.

Resultado Fies 2021

Resultado Fies 2021

E a cada ano que passa mais estudantes que precisam realizar sua inscrição FIES 2021 para assim estudarem com maior tranquilidade. O programa de financiamento possui uma das menores taxas de juros do mercado, algo em torno de 6,5% ao ano e um tempo de carência de 18 meses.

Então, se você se inscreveu no programa e quer verificar o resultado da seleção para o primeiro semestre de 2021 do FIES é só continuar a leitura atenta deste artigo. Me acompanhe.


Resultado FIES 2021 – Divulgação

Como havia comentado no início, o MEC já divulgou o resultado FIES 2021 para o primeiro semestre no site do programa. Para conhecer o resultado FIES 2021 é necessário somente informar o número do CPF e a senha pessoal.

Os universitários que conseguiram o financiamento tiveram até o último dia 20 de Fevereiro para concluir a inscrição no site do SisFies 2021.

Quem estiver na lista de espera deverá concluir a sua inscrição até o dia 03 de Março ou em até 5 dias após ter sido chamado pela instituição de ensino.

Neste primeiro semestre de 2021 as ofertas de financiamento foram de aproximadamente 150 mil vagas para as faculdades e universidades particulares.


Acessar o Resultado FIES 2021

  • Se você se esqueceu de acessar poderá aproveitar e clicar sobre este link (http://fiesselecao.mec.gov.br/) para verificar o resultado FIES 2021.
  • Basta somente informar o número do seu CPF e sua senha para checar se o seu nome foi selecionado ou se o mesmo foi inserido na lista de espera.

Se o seu nome estiver sido selecionado você terá um prazo de cinco dias para acessar o site do SisFies e realizar a última etapa da inscrição em que deve registrar todos os dados do seu financiamento.

Em seguida, ocorre o momento conhecido como validação de todos os dados que você forneceu ao sistema.

Para a sua realização, será necessário que você se apresente pessoalmente a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) munido da documentação informada na inscrição.

Vale lembrar que nesta etapa você terá um prazo de até dez dias contados a partir da conclusão de sua inscrição no FIES 2021 para fazer a validação.


O que fazer se o seu nome entrou para a lista de espera do FIES 2021?

Assim que os selecionados para o financiamento são definidos cria-se a chamada lista de espera que nada mais é do que uma “fila”, cujos nomes podem ainda ser chamados caso haja desistência de algum aluno selecionado, ou abertura de vaga por algum aluno não ter feito o aditamento FIES 2021 a tempo doo novo semestre.

É importante ressaltar que a lista de espera é definida de acordo com o valor das notas recebidas, as quais partem das maiores para os menores. Caso o seu nome se encontra na lista de espera é recomendável que acompanhe o processo e observe as notas que os seus concorrentes receberam.

Lista de Espera do FIES 2021

Lista de Espera do FIES 2021

Não há como saber se haverá nova chamada e mesmo quando ocorre também é impossível determinar o número de estudantes que terão essa chance.

Entretanto, pelas novas regras do FIES 2021, um dos fatores que auxiliam os universitários que se encontram na lista a serem convocados é que alguns candidatos selecionados acabam perdendo o prazo da validação de dados ou acabam deixando de apresentar algum documento exigido pelo programa.

Todavia, se você tiver a oportunidade de ser chamado deverá fazer o seguinte:

  • Em um prazo máximo de 15 dias terá que providenciar toda a documentação exigida pelo FIES;
  • Realizar o procedimento de inscrição no site do programa;
  • Levar a documentação comprobatória, apresentá-la na instituição e;
  • Encerrar com os procedimentos burocráticos do agente financiador escolhido.

A dica é: assim que verificou que seu nome entrou para a lista de espera já deixe toda a documentação separada, pois quando for chamado ganhará tempo para realizar todos os procedimentos exigidos e assim garantir o seu financiamento.